PARAUAPEBAS – ELDORADO DOS CARAJÁS DOMINAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA:

09/03/2016 00:00

PARAUAPEBAS - ELDORADO DOS CARAJÁS.pdf (88185)

Por: Justino Amorim da Silva

 

 

Na manifestação do dia 08 de Março de 2016 em Parauapebas/Pará, em pleno século XXI a Polícia Militar do Pará repete quase o mesmo feito de mais de um século atrás quando operárias americanas foram brutalmente dizimadas (assassinadas em uma fábrica de tecelagem nos Estados Unidos da América) por lutar pelos seus direitos. O mesmo acontece em Parauapebas/Pá, lamentavelmente mais uma vez o Estado do Pará mostra sua defesa das classes dominantes, defesa do Poder Econômico, defesa do Capitalismo Selvagem. Uma Manifestação totalmente pacífica de reivindicação de direitos e combate a violação dos Direitos Constitucionais, o que se ganha é a truculência da Polícia  (Estado), quem deveria garantir a Segurança Pública dos Cidadãos.

 

No entanto, não sejamos ingênuos em relação ao Estado. Como dizia Karl Marx: As forças Armadas, Polícia não foi criada para proteger o povo e sim as classes dominantes. Segundo Max Weber, o Estado legitima o poder dos grupos dominantes. Para Max Weber a dominação na sociedade Moderna se baseia na Legitimação Legal, escritas nas leis e regras expressamente elaboradas e na competência dos Membros do Aparato Burocrático. Segundo Weber o Estado tem o monopólio da Violência. O Estado Moderno se configura como mais uma organização burocrática da sociedade moderna. Por tanto, o Estado não defende o povo, as leis são a legitimação pura de força a benefício das classes dominantes.

 

Na Sociedade Moderna, o Capitalismo se caracteriza pela organização do trabalho na busca sistemática do lucro através do trabalho. Para isso seu processo de desenvolvimento será sempre de dominação e escravidão e para tal objetivo ser alcançado o capitalismo encontra sua regulamentação legitimada pelo Estado.

 

O que é uma caçamba de Lama em frente a entrada da CVRD-COMPANHIA VALE DO RIO DOCE em Parauapebas? Tal lama despejada em protesto a Vele, não prejudicou ninguém, apenas um pouquinho de sujeira, lama espalhada que simbolizou o desastre ocorrido na Cidade de Mariana/Paraná causado pela Companhia Vale do Rio Doce.

 

O Capitalismo, o Poder Dominante, a Vale do rio Doce tudo pode, pode matar pessoas, deixá-las desabrigadas, sem suas casas, seus meios de sobrevivência, sem sua dignidade, quantas pessoas morreram de fato (foram muitas), a mídia não revela a verdade dos fatos catastróficos causados pela Mineradora CVRD.

 

Desastre Ambiental irreparável, uma Catástrofe social, Vidas ceifadas pela irresponsabilidade e fome voraz do sistema capitalista maldito. O lucro do capitalismo faz suas vítimas e seus escravos. A Mídia manipula a realidade catastrófica. O Estado se aniquila, pois é conivente com o capitalismo mortífero.