JUSTINO AMORIM DA SILVA / SOCIOLOGO

Bem-vindo ao nosso site.

 

Seja bem vindo ao grupo de: SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

As Ciências Sociais abrange três campos de atuação: (Áreas de Conhecimento). Ciências Política, Antropologia e Sociologia.

Ciências Política: O termo “Ciência Política” foi cunhado em 1880 por Herbert Baxter Adams, Professor de história da Universidade Johns Hopkins. "A Ciência Política é o estudo da política – dos sistemas políticos, das organizações políticas e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo – ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis".

"Antropologia: A antropologia é uma ciência social que surgiu no século XVIII. Porém, foi somente no século XIX que se organizou como disciplina científica. A palavra tem o seguinte significado, cuja origem etimológica deriva do grego anthropos/antropo (homem, pessoa) e logos/logia (razão, pensamento ou estudo). Esta ciência estuda, principalmente, os costumes, as crenças, os hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos e a evolução da espécie humana". "A antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural".

A Sociologia é o estudo da Sociedade. De forma mais ampla podemos definir Sociologia como: Ciência que estuda as relações sociais, humanas, políticas, econômicas e culturais, sua organização e sua influência sobre a vida dos indivíduos em Sociedade.

seu objetivo se pauta no estudo, análise e entendimento das relações sociais dos indivíduos em grupos, bem como: Associações, ONGs, Entidades, Movimentos Sociais, Religiões, Empresas, Política etc.

a Sociologia busca ampliar o conhecimento sobre os seres humanos e suas relações sociais, contribuindo portanto para um melhor entendimento da sociedade em que vivemos, procurando interpretar e analisar os fatos sociais a que nos cerca.

O método utilizado pelas Ciências Sociais é a investigação científica através da pesquisa teórica e por meio da análise empírica (experimento em campo, realidade social) tentando compreender e buscar explicações e soluções para os fatos e fenômenos sociais.

 

BELO MONTE

Por: Justino Amorim da Silva

  https://lattes.cnpq.br/3279010299709231

SILVA, J. A

?aw=1

 

PROJETO BELO MONTE - DISCURSO POSITIVISTA

DESENVOLVIMENTO R$ ECONÔMICO

VERSOS O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Por: Justino Amorim da Silva

 

 

Fonte:

 

Tudo Sobre a Batalha Belo Monte

https://arte.folha.uol.com.br/especiais/2013/12/16/belo-monte

 

Mineração no Xingu

https://www.ihu.unisinos.br/noticias/526326-mineracao-no-xingu

 

PROJETO BELO MONTE - DISCURSO POSITIVISTA 2.pdf (110758)

Histórico

Escrito por CRB/NACIONAL

https://www.crbnacional.org.br/site/index.php/projetosmissionarios/greni/212-historico

11 Novembro 2012. Publicado em GRENI.

GRENI é uma sigla do Grupo de Reflexão de Religiosos e, Religiosas, Negros, Negras e Indígenas.

Trata-se de um espaço dentro da Vida Religiosa cujo objetivo é possibilitar aos religiosos e, religiosas afrodescendentes e indígenas uma maior conscientização sobre a própria identidade em vista da superação de todos os obstáculos que impedem uma plena e sadia auto-estima.

Enquanto espaço de encontro e animação, o GRENI não divide, mas estimula uma fraternidade e sororidade mais ampla.

Sendo o GRENI uma iniciativa dos/as religiosos/as negros/as em solidariedade com os irmãos e irmãs indígenas, está aberto a toda Vida Religiosa, possibilitando um conhecimento mútuo, o respeito, a valorização e o acolhimento às diferenças que cada vez mais enriquecem as nossas comunidades.

É bom lembrar que o GRENI não apareceu por acaso, mas é resultado de conquistas ao longo das últimas décadas da Vida Religiosa, e tem sido nos últimos anos um espaço de incentivo, sobretudo às culturas de origem africanas, visando uma melhor acolhida e uma maior presença de afrodescendentes nas comunidades religiosas.

A abertura mais significativa da Vida Religiosa à presença de afrodescendentes tem ocorrido a partir dos anos 60. Entretanto, somente na década de 90 é que começa um esforço maior no sentido de relacionar Vida Religiosa e etnias, sobretudo no que diz respeito às vocações de origem afro.

Na CRB Nacional somente a partir de 90, começam as menções sobre a presença afro na Vida Religiosa nas “linhas de ações” das programações trienais.

Embora ainda seja desproporcional em relação às dimensões da população negra católica, o número de religiosos e, religiosas afrodescendentes têm crescido consideravelmente nas últimas décadas.

Em que pesem algumas resistências, a grande maioria das Congregações religiosas têm se aberto as realidades étnicas – culturais. Tem havido esforços de conscientização tanto em nível nacional como também nos diversos Países da América Latina e do Caribe através da Confederação Latino-Americana de Religiosos/as (CLAR).


GRENI ESPAÇO CONSTRUÍDO

Significativo número de religiosos e religiosas sempre estiveram atuando na formação do Movimento Negro na Igreja. Ajudaram a criar os grupos e incentivaram a tomada de consciência sobre a realidade afro. Nos encontros pastorais para a formação da militância negra, nos intervalos em ou algum momento oportuno os religiosos e as religiosas negros/as se reuniam para encaminharem sugestões ou aprofundar questões específicas relativas à negritude e Vida Religiosa.

Em meados dos anos 80, em alguns Estados, sobretudo em algumas capitais, religiosos e, religiosas negros/as começaram a se reunir. Em algumas Congregações, religiosos/as e, sobretudo, formandos/as negros/as começaram também realizar encontros específicos.

No ano da Campanha da Fraternidade sobre a população negra, a CRB Nacional lançou o opúsculo “Comunidade Negra: Interpelações à Vida Religiosa” da autoria do Pe. Antonio Aparecido da Silva (Padre. Toninho).

Pode-se dizer que foi a partir dos encontros de religiosos e, religiosas afro nas próprias congregações ou em espaços intercongregacionais que começa surgir o GRENI.

Após certo nível de articulação, em 1991, um grupo de religiosas (os) negras (os) propõe a CRB Nacional à criação de um GRUPO DE REFLEXÃO para aprimorar às várias articulações dentro da Vida Religiosa com o objetivo de ampliar a consciência da negritude na Vida Consagrada.

Tendo em vista a aproximação da Assembléia Geral da CRB Nacional em 1992, enviou-se uma carta para todos/as provinciais das Congregações solicitando sugestões sobre a criação do referido Grupo de Reflexão. As respostas foram bastante positivas, inclusive com a sugestão para contemplar também os indígenas.

Durante a Assembléia Nacional da CRB de 1992, realizada em São Paulo, após algumas reuniões com religiosos/as negros e indígenas ali presentes e simpatizantes da causa, em sessão plenária, foi APROVADA A PROPOSTA DA CRIAÇÃO DO GRENI COM 85% DOS VOTOS DOS/AS SUPERIORES/AS MAIORES.

GRENI, CRISES E PERSPECTIVAS

Nesse tempo de mudanças rápidas, o GRENI como tantos outros grupos passa também por desafios. Olhando o quadro do GRENI hoje, pode-se dizer que está funcionando em algumas Regionais da CRB e com um número reduzido de pessoas.

É um grupo de resistência, e enquanto um SERVIÇO organizado dentro da Vida Religiosa estabelece contatos e articulações com outras iniciativas e organizações voltadas para a causa afro, como a Pastoral Afro da CNBB, Organizações do movimento Negro e em alguns casos com organizações indígenas.

O GRENI continua sendo um espaço NECESSÁRIO para dar oportunidade do conhecimento de si, valorizando a própria origem, e colaborando para uma vida comunitária pluralmente sadia às religiosas e, religiosos afrodescendentes, indígenas e de outras procedências étnicas também.

Aberta ao Pluralismo cultural e à riqueza da diversidade étnica que caracterizam o tecido humano do nosso continente, a Vida Religiosa, demonstra a sua vocação universal e a sua capacidade de congregar no seguimento de Jesus os homens e as mulheres de todas as raças e povos para realizarem na mesma fé a experiência de Deus.

A Vida Religiosa enriquecida com as contribuições próprias das culturas deseja mostrar ao mundo a beleza que emerge a partir dos povos na vivência profunda dos carismas.

DESAFIOS DO INDÍGENA NA VIDA RELIGIOSA

Muitas pessoas ainda perguntam se existem religiosos/as indígenas no Brasil. Temos a alegria em dizer com todas as letras que sim. Existem! Não sabemos exatos quantos e sobre eles quase não se ouve falar. Maior ainda é o número de formandos/as que chegam às congregações. A maioria deles inevitavelmente sai no meio do processo de formação.

Essa realidade até pouco tempo recebia pouca atenção. Com o GRENI começa-se a pensar sobre a IDENTIDADE desses irmãos/ãs.

Os religiosos (as) indígenas mais velhos ainda são minoria. Mas aos poucos um grupo cada vez maior reconhece que voltar para suas origens éticas não é somente modismo. É chave para uma vida integrada, para a construção de uma pessoa inteira.

Conservar-se ”diferente” culturalmente e manter a auto-estima é um desafio. A maioria da Vida Religiosa desconhece a cultura indígena.

Indígenas que vieram de aldeias acreditam que a dificuldade maior é continuarem indígenas, respeitando suas origens, os que já eram desaldeados sentem que a questão é resgatar suas raízes.

Iniciam o período de formação com bastante entusiasmo, mas aos poucos se sente as diferenças, o abalo cultural, o que pode fazer com rejeitem a sua identidade.

Portanto a questão da IDENTIDADE é um grande desafio indígena. Como então tornar a Vida Religiosa um ESPAÇO de tomada de consciência da IDENTIDADE indígena e busca de suas origens?

Outro desafio é considerar que muitos religiosos/as que poderiam ser identificados/as como indígenas não se reconhecem como tais.


Senhor da história:

 

Pai e Mãe da humanidade, sonhador das culturas.

Arquiteto do universo.

Pousa teu olhar sereno e terno sobre nós, tuas criaturas.

Consagrados e consagradas testemunhas.

Concede-nos o vento da perseverança.

Até o fim! Ó Ruah da fidelidade.

Sem reservas!

A suave brisa da alegria.

O doce canto do amor.

Que a Mãe Maria, mulher, esposa e filha,

Negra e índia, menina de todos os lugares,

Acompanhe-nos no caminho e nos conduza pelas sendas da

Justiça e da paz como sinais vivos do REINO

Fonte:

https://www.crbnacional.org.br/site/index.php/projetosmissionarios/greni/212-historico

Notícias

Nelson Mandela e a revolução cubana

08/12/2013 01:44
https://socialistamorena.cartacapital.com.br/nelson-mandela-e-a-revolucao-cubana Nelson Mandela e a revolução cubana (Mandela e Fidel Castro em Matanzas. Foto: Liborio Noval/Granma) Por Nelson Mandela em Matanzas, Cuba, 26/07/1991 É um grande prazer e uma honra  estar presente aqui hoje,...

Mineração no Xingu - a batalha entre a canadense Belo Sun e os garimpeiros da Ressaca

05/12/2013 00:00
Mineração no Xingu.pdf (128483) Mineração no Xingu, a batalha entre a canadense Belo Sun e os garimpeiros da Ressaca Mapa: ISA / Amazonia.org     "Os dois projetos, Belo Monte e Belo Sun fazem parte de um cenário que tem redefinido...

A COCADA DA BAIANA EM ALTAMIRA-PARÁ

01/12/2013 00:00
BAIANA DA COCADA ALTAMIRA.pdf (120291)   Domingo, 24/11/2013, às 11h17min, por Glauco Araújo https://g1.globo.com/brasil/blog/caminhos-do-brasil-caravana-g1/autor/glauco-araujo/1.htmal O que a baiana tem? Mas em Altamira?   Quem circula pelas ruas de Altamira (PA) não demora muito a...

Barbosa: Vítima de um preconceito deplorável

29/11/2013 18:20
Barbosa: Vítima de um preconceito deplorável Por Miguel Dias Pinheiro* Barbosa Vítima de um preconceito deplorável.pdf (65735) Questão polêmica no mundo inteiro é a relacionada com o preconceito e a discriminação. O problema é tão sério que no caso do Brasil fomos obrigados a conviver com duas...

Nota aos visitantes

26/11/2013 00:53
Mantenha seus visitantes informados das novidades e eventos do seu site com frequencia. Você precisa manter seu site atualizado, para que seus visitantes visitem seu site com frequencia. Você pode usar os feeds RSS para divulgar novos artigos diretamente aos seus leitores.

NOSSO COMPROMISSO SOCIOLÓGICO

26/11/2013 00:52
O Sociólogo ten um compromisso sério de propagar, disseminar, fomentar e repassar o conhecimento à aqueles que tem interese pelo saber científico das Ciências Sociais. É com este intuito que disponibilizamos este site de caráter sociológico a você que tenha curiosidade e interesse pela Sociologia e...
<< 1 | 2