METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM - TODOS ESTAO EM COSNTANTE BUSCA DO CONHECIMENTO E DO SABER

23/05/2014 13:02

METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM.pdf (92404)

SILVA, J. AFOTO JUSTINO

https://cms.ciencias-sociais-pesquisas.webnode.com

METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM - TODOS ESTÃO EM CONSTANTE BUSCA DO CONHECIMENTO E DO SABER

A aprendizagem implica em fazer uso do processo de desenvolvimento de todos os poderes possíveis para conduzir o aluno no aprendizado diário. Tal procedimento abrange potencialidades e capacidades as quais devem fornecer estímulos e incentivos de forma que o educando seja induzido ao interesse pelo saber.

A aprendizagem requer um conjunto de funções bem como: Cognitiva, Sentimental, Corporal, Social e etc., desta forma o Educador poderá realizar um diagnostico da condição afetiva, social, psicológica e intelectual de seu educando podendo encontrar nele as deficiências, dificuldades e carências a serem trabalhadas, e também encontrar nele as habilidades, afeiçoes, qualidades, desenvoltura e et., Assim o educador poderá encontrar a forma de como atuar no processo de ensino aprendizagem do aluno. Poderá então o professor por meio do mecanismo psico pedagógico criar ferramentas para estimular o desenvolvimento do educando facilitando a sua assimilação dos conhecimentos que lhes serão transmitidos. Sem a realização de um diagnostico da situação e condição do aluno, fica difícil para o educador detectar as dificuldades, deficiências e carências de seu educando dificultando seu aprendizado o qual pode perder o interesse pelos estudos.

Desta forma, o ato de ensinar exige uma metodologia e pedagogia aplicada, renovada, tecnológica, contemporânea com compromisso, responsabilidade, competência, eficiência e eficácia, carinho, amor, amizade, dedicação e dialogo, também exige estimulo e incentivo do educador para com seu educando, contudo o professor também precisa estar estimulado, incentivado e disposto para poder desenvolver um ensino com êxito e de qualidade. Mais só isso não basta a Instituição escolar devera estar bem equipada estruturalmente desde condições do prédio aos recursos financeiros e materiais didáticos a fim de que seja desenvolvido um processo educacional com êxito.

Então, para ambos as dificuldades, deficiências e carências, a falta de estímulos e incentivos precisam ser analisadas e diagnosticadas pela equipe escolar ou corpo educacional. Ambos terão necessidades semelhantes, pois, tanto aluno como professores estão em um processo educacional e fazem parte dele juntos, estão em processo de aprendizagem e busca do conhecimento e troca de experiência diária. Com isso estarão unidos aprendendo e trilhando o caminho na busca pelo conhecimento e desenvolvimento do saber.