EDUCAR DEVE DESENVOLVER UM PENSAMENTO CRITICO COM ESPIRITO DE CIDADANIA

21/05/2014 12:32

http://lattes.cnpq.br/3279010299709231

    SILVA, J. A

http://cms.ciencias-sociais-pesquisas.webnode.com/?aw=1

 

EDUCAR DEVE DESENVOLVER UM PENSAMENTO

CRITICO COM ESPIRITO DE CIDADANIA

Justino Amorim da Silva - 14 de maio de 2014.

A educação precisa caminhar em uma direção que se possa formar e criar consciência critica cidadã em seus educandos, para isso o educador deve estar aberto para as mudanças e inovações que o mundo globalizado nos coloca e exige, a cada dia mais devemos ir aprimorando nossos conhecimentos e, encontrar dinamismo para enfrentar as diversidades sócio-educacionais que encontramos diariamente. Paulo Freire diz que a educação deve caminhar pela estrada da emancipação trilhando o caminho da liberdade. O educando deve ser livre para pensar sobre sua realidade social, dialogar com seu educador, ambos podem aprender juntos, pensar e fazer juntos, construir o saber e buscar o conhecimento juntos. Sócrates acreditava que o professor deveria formular perguntas aos seus alunos para que eles adquirissem a capacidade de questionar, refletir e assim parir ideias.

Nesse novo contexto globalizado mais do que nunca teremos que trabalhar uma educação que seja emancipadora e libertaria afim de que todos possam ter ideias próprias, formulem questionamentos de sua realidade social, busquem conhecer e trilhar o caminho do saber. O tempo de uma educação centralizadora, dogmática, imposta já se foi, não mais e possível esse modelo educacional autoritário ao nosso mundo real da diversidade social e cultural.

As mudanças são necessárias e o ser humano e uma constante metamorfose no mundo. Por isso, precisamos estar atentos aos avanços tecnológicos que trazem benefícios e malefícios a humanidade, dai a necessidade de estarmos em constante busca do conhecimento e saber fazer as coisas a fim de que sejamos cada vez mais preparados para realizarmos tarefas e ações benéficas a todos nos e, sobre tudo ao meio ambiente nossa casa. Nosso fazer diário, nossas ações e construções que aqui realizamos para suprir nossos desejos, anseios e necessidades devem ser pautados sobre os princípios da coerência afim de que sejam garantidas e asseguradas as necessidades das futuras gerações. EDUCAR DEVE DESENVOLVER UM PENSAMENTO CRITICO COM ESPIRITO DE CIDADANIA.pdf (93337)